X
  • (11) 2122-0204

    Segunda a sexta das 9h às 18h
    Sábado das 9h às 12h

Exemplos Nipomed

Fisioterapia / RPG

PROCEDIMENTOS * PARTICULAR NIPOMED
CONSULTA R$ 200,00 R$ 70,00
* Valores apenas referenciais, pois se depende da consulta para uma melhor avaliação. Referência de 01/03/14

Boa postura e Reeducação Postural Global (RPG)
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas em todo o mundo sentem ou sentirão dores nas costas. Entretanto, na maioria dos casos não há problemas graves de coluna, mas a presença de dor está geralmente relacionada à má postura. O estresse da vida moderna, a falta de atividade física e a permanência diária em posições estáticas geram alterações posturais que promovem dores musculares, articulares e discais.

A boa postura é caracterizada por um bom equilíbrio dinâmico dos vários segmentos corporais, nas suas mais variadas posições, caracterizando-se por um máximo de eficiência fisiológica e biomecânica com um mínimo de esforço. O sistema muscular é organizado em cadeias musculares, ou seja, os músculos encontram-se fixos aos ossos e ligados uns aos outros de forma equilibrada e harmoniosa, qualquer alteração que cause um desequilíbrio desse sistema ocorre o aparecimento de dor, alteração postural e incapacidade funcional. Os músculos anti-gravitacionais, que fazem parte da cadeia estática, são os que nos mantem eretos e em pé, porém isso requer um estado de contração muscular constante, o que leva a diminuição da flexibilidade e encurtamentos musculares, causando assim desvio postural e dor.

Os músculos da cadeia dinâmica são os responsáveis pelos movimentos, portanto se não estimulados e fortalecidos tornam-se fracos e flácidos. Pode-se concluir assim que, para manter um bom equilíbrio muscular e a harmonia do corpo, é necessária uma atividade global que realize alongamento e fortalecimento, evitando e prevenindo alterações e dores músculo-esqueléticas.

A Reeducação Postural Global (RPG), é um método de tratamento fisioterápico que trata as desarmonias do corpo humano através de posturas em cadeias musculares, partindo da conseqüência (dor ou alteração) até atingir a causa do problema, sempre buscando a morfologia normal e o equilíbrio corporal. Portanto, esse método não visa apenas atender aos pacientes que estão sentindo dor, mas também aos que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.

Durante as sessões de RPG são realizadas posturas mantidas que atuam sobre as cadeias musculares, para que músculos estáticos sejam alongados e os dinâmicos sejam fortalecidos. É um método de tratamento que visa a globalidade do corpo, através da ação do fisioterapeuta associado ao trabalho ativo do paciente.

A diferença entre um tratamento de fisioterapia convencional e a RPG, é que o convencional trata o corpo de forma segmentada, ou seja, o foco é apenas o local do problema. A RPG trata o paciente com uma visão global, ou seja, acredita-se que as dores e as deformidades podem surgir decorrentes de encurtamentos musculares e alterações que podem estar distantes do local da lesão, e quando tratada a causa, conseqüentemente haverá melhora de quadro clínico.

Esse método é indicado para todas as patologias que a fisioterapia trata, além de poder ser aplicado a qualquer idade. As sessões de RPG são individuais, com duração média de 1 hora, onde são realizadas posturas de acordo com a necessidade e estudo do caso clínico. O tempo total do tratamento depende a gravidade e da sintomatologia.

 

As indicações clínicas são:

  • alterações posturais: lordose, escoliose, cifose, pé cavo ou plano, joelho valgo ou varo;
  • alterações músculo-esqueléticas: lombalgias, cervicalgias, tendinites;
  • alterações e dores provenientes de atividades esportivas;
  • problemas traumáticos: alterações posturais provenientes de fraturas, imobilizações e pós-cirúrgicos.
  •  

Boa postura é uma questão de saúde e qualidade de vida

Consulte sempre a Central de Atendimento.